"tu és eternamente responsavel por aquilo que cativas" O PEQUENO PRINCIPE

terça-feira, 26 de abril de 2011

Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar

SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA
Apresentado em 26/02/11
     Mesa redonda( debate ) com  Piaget, Wallon, Vygostsky,  uma direta de escola e uma professora






           Contribuições da pesquisa psicogenética para a educação escolar

            O primeiro trabalho publicado sobre desenvolvimento infantil considerado cientifico é a obra do fisiologista alemão WILLIAM PREYER, a alma da criança, em 1882, inaugurando assim, a psicologia da criança.Um ano mais tarde o psicólogo norte-americano STANLEY HALL publica os conteúdos das mentes infantis, obra que atesta a constituição da psicologia da criança como disciplina independente.
            No inicio do século XX, a psicologia passou por profundas mudanças teóricas, com a influencia do movimento psicanalítico, o inicio do prestigio do behaviorismo, do funcionalismo e da teoria da Gestalt. São também introduzidos os testes mentais com o propósito de conhecer o nível mental das crianças para o oferecimento de um ensino adequado.
            A psicologia do desenvolvimento experimentou grandes progressos com as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky, na Europa. É nessa época também que os testes de inteligência passam a ser utilizados na escola. A psicologia do desenvolvimento se vê incorporada à psicologia da educação como subárea privilegiada.
Questão 1/pensadores: Como é construído o conhecimento do desenvolvimento a partir da sua teoria?

A escola deve ser um lugar onde as crianças sintam vontade de ir, um lugar que possibilite o conhecimento, a aprendizagem. Porem, muito tem se falado sobre as dificuldades de aprendizagem que as crianças enfrentam na escola, os motivos que levam as mesmas a fracassarem e o papel fundamental da família. Mas e a escola? O que ela pode fazer para ajudar seus alunos? O professor, a coordenação pedagógica e outros membros da equipe da escola?.

Questão 2/educadores: Qual é o principal papel da escola?

A psicogenética, que estuda a gênese do desenvolvimento surgiu com uma contraposição das teorias inatistas e empiristas. A psicogenética concebe o sujeito como um ser que se institui na interação (ou sociointeraçao, como sugere Vygotsky) com o meio- objetos e pessoas- não dependendo unicamente das interações de qualquer natureza, sendo constituído e constituindo-se de acordo com suas próprias estruturas e seu amadurecimento psicológico, emocional, físico e cognitivo.
O interesse de uma pesquisa psicogenética é o de traçar a formação de certas condutas e noções desde a sua origem ate sua contribuição madura , chegando inclusive ao conhecimento cientifico.portanto o objetivo primordial é o de descrever e/ou explicar o desenvolvimento.

Questão 3/pensadores: Qual sua concepção sobre psicogenética?
(as educadoras deveram intervir com suas colocações pessoais, criticando ou apoiando o pensador e dando um exemplo do cotidiano.)
Questão 4/geral: Uma das contribuições da pesquisa psicogenética é reorientar a visão de ensino-aprendizagem. Partindo desse pressuposto é correto afirmar que essa pesquisa influencia na educação escolar trazendo benefícios ao professor?

O fracasso escolar não tem uma única causa, mas um conjunto de fatores que concorrem para que tal situação ocorra. Tão importante quanto resolver este problema é a conscientização de que é uma situação real, atual e que desestrutura toda e qualquer política pública que tenha conexão com o sistema educacional.
As evidências deste fracasso estão amplamente divulgadas quando observamos o dramático quadro de uma juventude que se entrega às drogas, da violência familiar e dentro das escolas e de tantas outras situações de pura ação anti-social que preenchem os espaços da midia ou acontecem nas ruas .
É evidente que não se pode atribuir ao caos em que se encontra a sociedade nas suas relações com a Escola aos profissionais que atuam dentro destas instituições, mas, sim, a toda uma estrutura educacional “desalicerçada” de políticas públicas de estado alinhadas aos interesses e necessidades da Escola.
Tendo como princípio a atuação ímpar do professor na formação do cidadão freqüentador de uma unidade de aprendizagem: a escola, a questão da aprendizagem pode passar pela questão de entender a relação professor-aluno e a representação que o primeiro tem em relação ao segundo. A preocupação principal da Psicopedagogia é o aprendizado do ser humano, integrando o cognitivo e o afetivo para realizar o processo como um todo. Para fazer uma junção do nome propriamente dito, teremos: “Pedagogia” que se preocupa mais com o conhecimento cognitivo e intelectual; e a “Psicologia” que está voltada para a busca do bem estar do indivíduo. Então temos a psicopedagogia que relaciona a capacidade do aluno de se sentir competente no seu aprendizado, relacionando-o com prazer.

Questão 5/geral: Enquanto educadores, respondemos a questionamentos relacionados aos motivos que levam ao fracasso e a evasão escolar dos nossos alunos. Os meios de comunicação, os ambientes de pesquisa educacional, as secretárias de educação e a comunidade escolar, se questionam sobre seus papeis na resolução desse processo que desencadeia conseqüências negativas para toda sociedade. Com base em todo o conhecimento adquirido, o que leva ao fracasso escolar? O que podemos fazer enquanto educadores para amenizar esse problema?















RESPOSTAS  DAS QUESTÕES

 TULA PROFESSORA

questão 02:Fazer uso do estudo das teorias constituídas e seus constantes desdobramentos, para: socializar democraticamente o saber, os meios para compreendê-lo e transformá-lo, auxiliando o aluno a se tornar um sujeito pensante, dotado de senso crítico, consciente de seus direitos e deveres na sociedade, e preparado para a vida;

questão 03:Gostaria de comentar a contribuição de duas vertentes da psicogenética:A vertente funcionalista: não se interessa somente com o que o aluno de certa faixa etária pode assimilar, também quer saber quais são os seus procedimentos na resolução de problemas, e quais suas estratégias de aprendizagem. Esta vertente leva em conta o sujeito psicológico, seus valores e intensões.A vertente sócio-interacionista: parte de uma ideia muito defendida por Piaget, o trabalho em equipe. Busca estudar as relações causais entre o cognitivo e o social, transformando o conceito piagetiano de conflito cognitivo, em conflito sociocognitivo, onde a relação de conflito ao invés de ser entre os esquemas da criança e a constatação de observáveis, se dá entre esquemas de diferentes sujeitos, na interação social.

questão 04:Sim, é correto afirmar que a pesquisa psicogenética influencia na educação trazendo benefícios ao professor.  Lembrando que a psicogenética se ocupa principalmente com a gênese, ou origem, dos nossos comportamentos, conhecimentos elementares e funções psicológicas, como por exemplo, a memória. Tudo isso para entender e explicar o desenvolvimento. E sendo o professor o agente da educação escolar, que busca promover esse mesmo desenvolvimento, é através deste vínculo que a educação é beneficiada.  Mas é necessário ter cuidado com a difusão de fórmulas verbais destituídas de fundamento e de raízes na prática educativa, como por exemplo: o conteúdo não interessa o que importa é o raciocínio.




 ANA PAULA  DIRETORA

Questão 2: O principal papel da escola, é contribuir para a educação, o crescimento e o amadurecimento da criança. Ensinar para a vida e formar cidadãos. A escola deve estar ligada à família e o meio em que a criança vive, para que as dificuldades e os problemas familiares não interfiram na aprendizagem da criança.
Questão 3 (Comentário):Pode-se dizer que o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida se manifesta através da imitação. Ex: a fala (som), brincadeiras onde a criança resolve conflitos do dia a dia.
Questão 5:Os problemas familiares geram um dos proncipais fatores do fracasso escolar, a falta de acompanhamento dos pais, brigas, dificuldades financeiras, contribui para a falta de interesse da criança com os estudos. A escola deve estar em contato com  aluno, e ter um acompanhamento psicológico se necessário. A direção da escola deve estar em contato direto com os professores, pois é o professor que tem realmente o contato com os alunos no dia a dia e saberá identificar alguma mudança de comportamento das crianças. Um outro fator também importante para o fracasso que o professor pode constatar é obullying. O aluno que sofre o bullying, tem um grande trauma escolar, ele pode perder a vontade de ir a escola, porque ele entendi que a escola é o lugar onde ele é agredido fisicamente e verbalmente. A escola tem o dever de identificar o bullying e interferir ates que gere maiores consequências. A escola poderia contribuir com palestras sofre o fracasso escolar e o bullying para pais e alunos e concientizar a todos sobre a preocupação da escola com a educação e o bem estar da criança.


MORAGANA  VYGOTSKY


1.O desenvolvimento se da de fora para dentro  , é porque eu aprendo que eu me desenvolvo. O fato de aprender é  que vou nortear o rumo do desenvolvimento e o caminho deste desenvolvimento está intimamente ligado ao fator cultural.



3. eu rejeito a ideia das aulas fixas, que não podem ser mudadas cuja estrutura e os modos de funcionamentos podem ser moldados ao longo da sua historia e do seu desenvolvimento individual.



4.eu acredito que sim, que a pesquisa faz toda a diferença para o desenvolvimento dos alunos dentro da sala de aula e eu indico que o professor entenda quando a criança entra no nivel interpessoal, ou seja, ela entra em contato com ambiente social(escola, familia) e o nivel intrapessoal quando ela entra em contato com ela mesma, conhecendo seus sentimentos e objetos.



5. acredito que atualmente os professores aplicam as tecnicas  de aula fazendo com que o aluno produza , ou ele somente explicando, porém não dá espaço para o aluno interagir, tornando com isso o processo de ensino mecanizado, mas a minha teoria defende totalmente ao contrário, acredito que o aluno e o professor constroem o conhecimento juntos, onde um aprende com o outro, e o professor explica sua matéria e propoe as atividades e auxilia o aluno a pensar da maneira correta, mas não da à resposta.



MIRIAN  PIAGET

Questão 1

Desenvolvimento humano é través:
·         Desenvolvimento mental
·         Desenvolvimento orgânico

 Mental é construção continua e gradativa das estruturas, que vão se aperfeiçoando até o momento que estão plenamente desenvolvidas, ou seja equilibradas quanto os aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais.
Fatores do desenvolvimento:
Hereditariedade: carga genética  herdada,que estabelece o potencial do individuo( que pode ou não se desenvolver).
Crescimento orgânico: refere-se aos aspectos físicos, aumento de altura entre outros elementos.
Maturação neurofisiológica: é  o que torna possível determinadas ações de comportamento,  como segurar um lápis.
 Meio: conjunto de influências e estimulações  ambientais que altera os padrões de comportamento do individuo.
Utilizei para construção para base ideias o modelo biológico. E acredito que o homem  se guia em busca de equilíbrio.
  Organizei me  escolhendo algumas condutas para atender as necessidades isso em busca de uma adaptação
  A adaptação  ao meio que vive envolve  a assimilação e a acomodação, permite os indivíduos transformar elementos assimilados, parte de sua  estrutura; possibilita ajuste e a acomodação deste organismo aos elementos incorporados.
Nesse caso a inteligência é uma adaptação e uma assimilação  e o intelectual resulta de uma  construção de um equilíbrio.
O desenvolvimento humano divide-se em estágios, onde cada um deles e caracterizados por aquilo que o individuo consegue fazer nessa faixa etária, seu inicio e termino dependerá do meio em que vive.
1)    sensório Motor: a criança conquista e conhece o mundo através da percepção e dos movimentos-  0  à 2 anos.
2)    Período pré operatório: caracterizados pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação por meio de símbolos- 2 à 7 anos
3)    Operações concretas: surge a ideia lógica, e a habilidade de descriminar objetos por similaridade e diferença. A criança já pode dominar conceitos de tempo e numero- 7 a 12 anos.
4)    Operações formais: passa a ter domínio do pensamento lógico; relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.







Questão3
A minha concepção   chamada de Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética é a mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência. Epistemologia é um ciência nova, inaugurada pelo trabalhos de Piaget.
Teoria, explica como o indivíduo, desde o seu nascimento, constrói o conhecimento

Questão4

É correto afirma, pois sabendo como a criança se desenvolve, e como ela está estrutura, a equipe pedagógica pode reformular a matriz  curricular, como também criar procedimentos de ensino mais adequados para superar as dificuldade e tornar os assuntos  a ser compreendidos por todos.
.Deixando claro que eu Piaget não criei um método de ensino ou uma teoria sobre aprendizagem, mais sim me tornei uns  do principais nomes  na área da educação; onde outros pensadores  se basearam como Emilia ferreiro por exemplo.
Uma das mais  importantes contribuições da teoria de Piaget é considerar o sujeito como epistêmico, que está sempre buscando elaborar hipóteses para explicar o mundo. Outra importante contribuição  fui os estudos sobre raciocínio lógico matemático, que e fundamental na escola.

Questão 5

Segundo a minha teoria pode levar o fracasso escolar a falta de compreensão da equipe pedagogia sobre teoria fundamentada; onde a mesma contesta que a educação escolar deveria respeitar as fases do desenvolvimento intelectual, isso não significa sonegar à criança informações socialmente valorizadas ou deixar de ensinar conteúdos tidos como difíceis. O problema estaria em encontrar o equilíbrio entre o que a criança é capaz de assimilar e o que é necessário transmitir-lhe para sua formação como pessoa e cidadã, buscando, igualmente, formas adequadas de ajudá-la nessa tarefa.





terça-feira, 19 de abril de 2011

Trabalho de comunicaçao e expressao que deu origem ao blog

Atividade proposta: Elaborar três textos (descritivo/narrativo/dissertativo) partindo de uma imagem figura/foto.

DESCREVER:

   Duas amigas, uma branca e uma morena, que estão maquiadas e sorridentes, com o rosto levemente em perfil, mostram uma verdadeira amizade.
   Uma da meninas está com o cabelo trançado ao lado, tem os olhos azuis e um sorriso timido, está usando uma regata o que nos faz entender o clima. A outra, é morena uma uma franja puxada para o lado, tem os olhos castanhos e rasgados, lembrando uma oriental, e é essa diversidade que as unem.

NARRAR:

Duas Reginas sao amigas inseparáveis que foram curtir um noite de verão na praia em busca de diversão. Com a maquina fotografica , foram a curtição.Tomaram sorvete, bateram fotos, deram "mole" para os surfistas, sentaram num trapiche e la, durante horas conversaram sobre tudo, relacionamentos, amizades, trabalho estudo. A noite acabou mas, as recordações garantiram muitas noites iguais a essa.


DISSERTAR:

As amizades conquistadas nas fases escolares podem prevalecer durante muito tempo, assim superando os obstáculos que aparecem no decorrer de seu caminho.
O que torna duas pessoas unidas é a verdadeira amizade, é tambem aquela na qual chora junto nas dificuldades e que ajuda a tomar decisoes difíceis.
Este tipo de amizade é que faz as pessoas unidas onde nem o tempo, espaço ou meio social podem separá-las.




      NOTA ATRIBUIDA AO TRABALHO : 10,0

domingo, 17 de abril de 2011

O caminho, a caminhada. as caminhantes...

  É preciso muita força de vontade, é preciso muita resistencia fisica, mental e imunologica, é necessário que traçe metas, que planeje seus passos, e que se deem as mãos.
  O caminho será longo, a caminhada sera árdua, e as caminhantes não poderam se cansar.Esse é o nosso objetivo.

Sem suor e lágrima não há gloria.

Fracasso escolar

   O fracasso escolar não tem uma única causa, mas um conjunto de fatores que disputam para que tal situaçao ocorra. Tão importante quanto resolver este problema é a conscientização de que é uma situação real, atual e que desestrutura toda e qualquer politica publica que tenha conexão como sistema educacional.
   As evidencias desse fracasso estao amplamente divulgadas quando observamos o dramático quadro de uma juventude que se entrega as drogas, a violencia familiar e dentro das escolas ou de tantas outras situações de pura ação antissocial que preenchem os espaços da midia.
   É evidente que não se pode atribuir ao caos em que se encontra a sociedade nas suas relações com a escola aos profissionais que atuam dentro dessas instituições, mas sim a toda um estrutura educacional que esta desalicerçada.
   É natural que dentro da escola, com toda as adversidades, as coisas nao ocorram como deveriam e isto também deve ser objeto de análise e reflexão.
   Existe a necessidade de que as politicas publicas tenham um olhar mais crítico sobre as questões educacionas do nosso país, promovendo oficinas e seminários educacionais para o professor e para o aluno, e que esta proposta seja divulgada e executada de uma maneira "ludica" promovendo a proposta ja iniciada pela psicopedagogia-que relaciona a capacidade do aluno de se sentir competente no seu aprendizado, relacionando-o com prazer. Lembrando da realidade financeira em que vive o maior grupo onde existe o fracasso escolar, e promovendo estes eventos educacionais de preferencia sem fins lucrativos(gratuito), mas com grandes avanços de desenvolvimento cultural.

Professores de Faculdade

  Os professores de faculdade são realmente exigentes, mas isso faz parte do processo de ensino-aprendizagem pelo qual o academico tem que passar.
  Nossa aulas nesse primeiro semestre estao sendo pura fundamentaçao teorica, o que para nós, se torna facil, ja que somos ambas formadas no curso de magisterio do ano de 2010.
  Somos unanimes na decisao quando falamos que nossa aulas favoritas sao sem sombra de duvidas as aulas de psicologia, historia e filosofia, nessa ordem. Já que alem da materia ser super interessante os professores com toda sua didatica fazem da teoria uma aula show, dinamica e bem planejada. Eles sao os modelos de educadores que almejamos ser algum dia.