"tu és eternamente responsavel por aquilo que cativas" O PEQUENO PRINCIPE

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PROJETO ANIMAIS

dia 01
Existem muitos animais e eles estão divididos em varias classes. AQUATICOS: que vivem na água (peixe, baleia) TERRESTRES: que vivem na terra ( macaco, cachorro), existem ainda os animais que conseguem sobreviver nos dois ambientes como o sapo, a tartaruga, o jacaré. Eles ainda podem ser divididos em suas classes de nascimento: MAMIFERO/OVIPARO, ou ainda por sua alimentação: CARNIVORO/HERBIVORO, e por ai vai. Durante este projeto nos vamos vivenciar principalmente os animais domésticos ou os domesticáveis, que são em sua maioria mamíferos.
ATIVIDADE:vamos procurar em revistas, figuras de animais e construir um quadro com os principais animais domésticos. E dividi-los em suas respectivas classes.
dia 02 
Os animais que são terrestres têm patas e numa maioria, são 4. Mas existem alguns que possuem 6 patas, 8 patas e estes são em sua maioria insetos.
Vamos ouvir uma historinha bem engraçada sobre as patas do personagem principal
OS SAPATOS DA CENTOPEIA de Milton Camargo.
ATIVIDADE: por quê a joaninha da historia, desmaiou?
Cada criança recebera uma sulfite, uma centopéia e devera contar quantas patinhas ela tem(10). Depois de reescrever o numero, ilustrar os sapatinhos no pe da centopéia.
dia 03
Os bichinhos de estimação são realmente muito fofinhos, e nós como somos donos carinhosos e amorosos, e cuidamos muito bem dos nossos bichinhos sempre fazemos um agrado a eles.
Com o que o cachorrinho mais gosta de brincar?
Onde nos guardamos os passarinhos para que não fujam?
O que o coelhinho ama comer?
O que o gatinho não pode ver que já sai logo correndo atrás?
ATIVIDADE: cada criança ira receber uma atividade contendo os bichinhos de estimações citados na rodinha, as crianças deveram associar cada bichinho com o seu elemento.
dia 04
HORA DE FAZER ARTE!!
Numa pasta as crianças encontraram vários moldes de mascaras de animais. Cada uma devera escolher uma mascara para realizar recortes e colagens para que fique bem animada.
Vamos perfurar a mascara e colocar elastex.
dia 05
UM JOGO DIFERENTE.
Em uma urna as crianças sortearam animais, e conforme vão tirando a figura do animal deveram em forma de mímica imitar as características desse animal para eu o grupo identifique o bicho que o colega esta imitando.
Tarefa de casa: mamãe para promover um momento de observação e aprendizagem gostaria de pedir que junto com seu filho caçassem uma minhoca no quintal de casa, e a trouxessem na segunda feira dentro de um vidro de conserva (ou qualquer recipiente transparente).
dia 06
Três gatos estavam brincando no pátio. Um era o gato amarelo, o outro , o gatão preto, e o menor de todos era o gatinho cinzento. Havia uma grande poça de água no pátio, o gatinho cinzento correu para La e olhou para dentro da poça. Na água ele viu um gato olhando para ele. O gatinho cinzento fez uma careta o gato da água também fez uma careta. O gatinho cinzento saiu correndo e gritou para os outras gatos: corram corram, tem um gatão cinzento logo atrás de nos.
O que o gatinho viu na poça?
ATIVIDADE: a prof vai levar para dentro da sala uma bacia rasa com um pouco de água, a prof quer que vocês olhem dentro da bacia e digam o que vocês vêem?
Em forma de historia em quadrinho, ilustrem a historinha contada.
dia 07
Existe um bicho de estimação muito legal, ele é quietinho, pequeno, gosta muito de água. Alguém sabe quem ele é? O peixinho. A prof ira trazer o peixinho THOR para visitar nossa sala. Ele é o meu peixinho de estimação, e cuido dele com muito carinho dou comida troco a água e converso com ele todas as manhas.
ATIVIDADE: cada criança ira receber uma sulfite com vários aquários e deverão identificar quanto peixinhos tem em cada aquário.
dia 08
HORA DA CAÇADA!!!
Hoje nos vamos andar pelo pátio da escola em uma super busca. As crianças deverão ir em uma super caçada pelos bichinho que, não são domesticos mas que estão diariamente presentes e acessíveis aos nossos olhos e mãos: MINHOCA/JOANINHA/FORMIGA...entre outros.
Nos vamos captura-los e deixa-los em vidros de conserva enquanto analisamos seus comportamentos. A prof ira fazendo comentários sobre esses bichinhos e explicar seus comportamentos sua importância para a vida entre outras coisas.
ATIVIDADE: vamos ilustrar os bichinhos, o que eles comem, onde eles moram, onde os encontramos, em forma de um livrinho de documentação de fatos.com o auxilio da professora vamos escrever o nome comum do bichinho, e anexar uma foto do seu objeto de estudo.
dia 09
HORA DE FAZER ARTE!!!
A professora ira trazer para dentro da sala um monte de materiais diferentes. Utilizando eles nos vamos confeccionar um bicho para colocar em exposição
Materiais: bobinas reutilizáveis/ folhas coloridas/tesoura/cola/giz/titã guache/durez/caixas/canetinhas/jornal e revistas.
dia 10
A professora ira dividir a turma em 4 equipes; AGUA TERRA FOGO E AR
 Dispostas em fila as crianças deverão(uma de cada equipe) percorrer o percurso que a professora montou no pátio, mas tem um problema, deverão faze-lo imitando o bichinho que será sorteado na urna.
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário