"tu és eternamente responsavel por aquilo que cativas" O PEQUENO PRINCIPE

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PROJETO QUEM SOU EU?

DIA 01:
Hoje nós vamos iniciar o ano com o projeto QUEM SOU EU? Você é uma pessoa única e possui nome, data de nascimento, digital que lhe identificam e o difere das outras pessoas.
Crianças (como vocês) estão em fase de crescimento, todos os dia algumas coisas vão mudando no corpinho de vocês, e todos os dias voces aprendem coisas novas.
ATIVIDADE; vamos construir um boneco desenhando-o no craft, vamos nomea-lo, colocar uma fita métrica ao seu lado e medir nossa altura.
Cada criança recebera uma sulfite com o desenho do boneco e ao lado um quadro cheio de letras do alfabeto, as crianças deveram identificar as letras que compõe seus nomes e depois a prof ira preencher com sua altura.

DIA 02:
CARACTERISTICAS- Por Vinicius de Moraes
Brancas, azuis, amarelas e pretas
Brincam na luz, as belas borboletas
Borboletas brancas são alegres e francas
Borboletas azuis gostam muito de luz
As amarelinhas, são bonitinhas
E as pretas então...oh que escuridão.
ATIVIDADE: vamos receber uma sulfite com borboletas e números. Vamos colorir uma a uma em ordem numérica correta ate chegar a idade que temos.

Tarefa de casa
As coisas, as pessoas os animais e os lugares não são iguais. As palavras brancas azuis e amarelas comunicam cores, alegres tristes francas bonitas são características...cada criança ira receber uma ficha com alguns questionamentos sobre suas características, e em casa com o auxilio dos pais, deverão preenche-las.
Chegando na escola vamos montar o mural das características com as informações trazidas de casa.

 DIA 03:
Cada criança é diferente uma da outra, tem preferências. Vamos conversar com nossos amigos para ver do que eles mais gostam de brincar, o que eles acham mais gostoso de comer e qual é o seu personagem de desenho favorito. Os adultos também têm preferências, a prof por exemplo adora comer macarrão, gosta muito de jogar vídeo game gosta de assistir o pateta, e vocês?
ATIVIDADE: numa sulfite as crianças deverão desenhar 3 preferências: a brincadeira favorita, o personagem favorito e a comida favorita

DIA 04:
HORA DE FAZER ARTE!!!
Cada criança devera reproduzir o seu auto retrato no craft que será colado na parede da sala, nos vamos fazer nossa pintura em forma de quadro, utilizando tinta guache para o rosto e corpo, vamos colar lã para representar os cabelos, botões para representar os olhos, e vamos colar recortes de revistas e jornais para montar as vestimentas.

DIA 05:
Um jogo diferente: a prof confeccionou um jogo muito legal, são varias placas com fotos de bichinhos, e as crianças deverão colocar a foto na testa e sair fazendo questionamentos sobre as características do bicho ate que identifique qual bichinho ela é.
Por exemplo:     Eu vivo na água?  NÃO
                         ELEFANTE                      Eu sou pequeno? NÃO
                                                                    Eu sou gordo? SIM
                                                                    Eu sou cinza? SIM
Cada criança terá a oportunidade de jogar 2 vezes cada uma e o grupo que mais acertar os bichos selecionados e que respeitar as regras do jogo ganharam o desenho do elefante para colorir.

DIA 06:
MUSICA: todas as coisas têm nome – toquinho
Nome comum e nome próprio
Todas as coisas têm nome, mas existem nomes que podem indicar qualquer pessoa, como MENINO/MENINA, estes são nomes comuns, ou podem falar de qualquer luga como CIDADE/PAIS, o que diferencia esses nomes próprios do comum são quando conseguimos determinar so pelo nome que estamos falando especificamente de um lugar ou pessoa por exemplo: LUIZA/MARCOS, ou de um lugar JOINVILLE/BRASIL.
ATIVIDADE: os nomes próprios são escritos inicialmente com a letra maiúscula, vamos procurar em revistas e jornais as letrinhas que formam o nosso nome, mas não podemos esquecer que como o nome é próprio precisa iniciar com letra maiúscula.
Num craft vamos reescrever a letra da musica do toquinho e vamos trocar o nome das coisas pela figura que à simboliza.
Tarefa de casa
Pedir figuras de crianças ou adultos especiais ( que possuam algum tipo de deficiência)

DIA 07:
O nosso corpinho é dividido em varias partes, pés, mãos, cabeça, pernas, dedos, ombro... nós os chamamos de MEMBROS e cada um deles tem uma serventia, existem ainda os sentidos que são o que nossas orelhas fazem...o que elas fazem? E o que nossa mãos faz? E o nosso nariz? E nossa língua? E os olhas? Então temos os sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição.
ATIVIDADE: numa sulfite as crianças irão encontrar os 5 sentidos escritos e simbolizados, com o auxilio verbal da prof as crianças deverão ligar um ao outro. E a prof ainda quer saber quais sentidos vamos usar para realizar essa tarefa? Visão e audição.

DIA 08:
existem crianças diferentes de nós, são crianças especiais( podem ter deficiência física ou mental0 é importante compreender e respeitar. Algumas crianças com problemas realmente graves freqüentam escolas especiais para que recebam auxilio necessário e diferenciado, mas isso não significa que ainda não mereça receber amor carinho, precisam de amigos de atenção, lembrando que essas crianças ainda tem família irmãos tios tias como vocês.
ATIVIDADE: utilizando as figuras que as crianças trouxeram de casa e algumas que a prof trouxe de casa vamos conversar sobre algumas deficiências e sanar as duvidas das crianças depois vamos montar um mural da diversidade.

DIA 09:
HORA DE FAZER ARTE!!!
A prof trouxe vários membros de um corpo desenhadas num craft e recortadas, como se fosse um quebra cabeça gigante as crianças deverão montar a figura, ao final da dinâmica nos vamos juntar seus membros com barbante e teremos uma boneca do movimento.
Com a boneca do movimento em mãos nos vamos danças a musica MINHA BONECA DE LATA, e explorar os membros do nosso corpinho.

DIA 10:
JOGO DO ESPELHO
Vamos no posicionar um em frente ao outro formando duplas, em seguida, tudo o que o colega fizer nos vamos imitar, como se fosse um espelho.

RESULTADO EM APLICAÇÕES COM A TURMA DE SEGUNDO PERIODO (04 A 06 ANOS) DA ESCOLA TURMA DO PUFF:

A construção do corpo humano em craft, é tida como uma pratica antiga, mas se faz necessaria o uso dela, pois a criança cria a noção espacial de corpo ultizando o concreto...alem dos baixinhos adorarem colorir em grupo e escolhrem as roupas e nome dos personagens criados.



AS CARACTERISTICAS POR VINICIUS DE MORAES

LETRA E MUSICA DE TOQUINHO: GENTE TEM SOBRENOME


O projeto foi posto em pratica no periodo que compreende a 02 semanas, desenvolvidos com base nos eixos norteadores e supervisionados pela diretora da instituição de ensino.Tendo aval da secretaria de educação e autorização de uso de imagem, sob responsabilidade das proprietarias do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário