"tu és eternamente responsavel por aquilo que cativas" O PEQUENO PRINCIPE

terça-feira, 24 de maio de 2011

Em busca de formaçao plena/clube do imperador

1 INTRODUÇÃO



Willian Hundert é um professor de historia, que ama o que faz, e ensina seus alunos de uma maneira disciplinada porem com um toque de divertimento. Idealizador do concurso o clube do imperador.
Ele é respeitado pelos seus alunos e admirado por membros da escola onde leciona, e desde o inicio do ano letivo estimula em seus alunos o gosto pela historia utilizando o método maiêutica de Sócrates.
            Em um determinado ano, inicia na escola o filho de um senador, este é um garoto prepotente e arrogante que confronta com o professor e faz graça de qualquer questionamento que o professor vem a fazer em sua classe, mas Willian não desiste dele e tenta buscar ajuda para formação moral de Sedgewick com seu pai, que tão prepotente e arrogante quanto o filho, comunica ao professor que a responsabilidade de moldar o caráter do mesmo é dele e não do professor.
            Willian consegue a sua maneira e por tempo curtíssimo melhorar o comportamento de Sedgewick, mas o mesmo mas joi corrompido pela total falta de ética do pai, o que Willian não sabe e vem a perceber somente no final do filme é que com sua total experiência e postura em sala de aula, conseguiu manter a fruta podre perto dos alunos mas longe da integridade moral dos mesmos.


2 EM BUSCA DE FORMAÇÃO PLENA



2.1 “NÃO HÁ ENTRE OS AUTÊNTICOS EDUCADORES UM ÚNICO QUE NÃO TENHA O INTERESSE GENUÍNO DE FAZER COM QUE SUA AULA EXTRAPOLE OS LIMITES DOS CONTEÚDOS QUE ESTÃO SENDO TRABALHADOS E PERMITA A SEUS ESTUDANTES UMA FORMAÇÃO PLENA E INTEGRAL.”



a) De que forma a citação acima é abordada no filme?



            O professor Willian Hundert inicia o seu ano letivo fazendo uma analogia de ética e importância de historia, abordando um fato que não esta presente em livros de história documentado, pois como comenta a ambição e a conquista sem contribuição não tem significado, ele amplia a visão de seus alunos, fazendo-os perceber que as ideias de homens como Sócrates, Platão, Cícero, entre outros duraram mais que suas próprias vidas, que suas realizações sobreviveram ate chegar as nossas vidas, e que a historia deles é a nossa historia, na busca de uma classe que contemple a formação plena que se pode ter aprendendo sobre historia.



b) Você, enquanto acadêmica na área de educação, acredita nesse objetivo através da pratica pedagógica?Justifique sua resposta.



            Sim. Já que uma boa parte dos professores utilizam da maiêutica ( método de ensino de Sócrates) para buscar o conhecimento em seus alunos; as atitudes de um professor em sala também condiz com o comportamento que o aluno terá em sala, e na sua relação com o professor, uma vez que a classe é o espelho do que o professor é.




2.2 O QUE SIGNIFICA BUSCAR NÃO APENAS O CONHECIMENTO DO PONTO DE VISTA ACADEMICO, MAS TAMBEM ÉTICO E FILOSOFICO?


Significa ensinar, moldar o caráter do seu aluno, transformando suas palavras em suas atitudes, onde o aluno demonstra possíveis respostas aos questionamentos com atitudes cotidianas; seria o agir antes do falar.


2.3 DESCREVA O QUE ERA E COMO SE REALIZAVA O CONCURSO “O CLUBE DO IMPERADOR”.


            É um concurso realizado em duas etapas, a primeira é uma serie de testes da qual saem três finalistas; a segunda é um torneio publico de perguntas e respostas sobre historia romana. Os competidores se mantêm de pé enquanto respondem, os que erram podem sentar, o ultimo a se manter de pé se torna o senhor Julio Cezar.


2.4 DE QUE FORMA, NO FILME, O PROFESSOR WILLIAN HUNDERT BUSCA FAZER COM QUE O ALUNO SEDGEWICK BELL APLIQUE-SE MAIS E VALORIZE A EDUCAÇAO QUE ESTA TENDO ACESSO?


            Demonstrando que confia no potencial dele enquanto aluno, oferecendo ajuda, lhe emprestando um livro e dando a inicaçao do texto exato a ser estudado para sua iniciação no concurso o senhor Julio Cesar.


2.5 SERA POSSIVEL AOS PROFESSORES, ATRAVES DE SUAS ATITUDES, MODIFICAR O FUTURO DE SEUS ALUNOS? O PROFESSOR WILLIAN, NO FILME, ATINGE ESSE OBJETIVO?

            Sim é possível modificar a atitude de um aluno e o seu futuro consequentemente. O professor Willian, no filme, consegue modificar a atitude rebelde e altivez, inicialmente, do seu aluno, este se tornou mais calmo e estudioso naquele momento, mas depois da descoberta de falta de ética do aluno, ele se transformou totalmente foi o maior fracasso na visão do professor Willian.

2.6 ATE QUE PONTO O CONVIVIO DIARIO COM OS PROFESSORES PODE INFLUENCIAR O CARATER E AS ATITUDES DOS ESTUDANTES?


            O professor em sala, é um espelho para os alunos, e quando o professor tem um contato diario com o aluno, ele pode moldar (propositalmente ou não) o caráter do seu aluno, afinal através da matéria ele pode ensinar valores e princípios coerentes com cada situação. E  essa mudança poderá ocorrer com mais facilidade se principalmente o professor obtiver o auxilio dos responsáveis.


2.7 OS PROFESSORES DEVERM CONTINUAR ACREDITANDO E INVESTINDO NA RECUPERAÇAO DE SEUS ALUNOS (SEJA NA FORMAÇAO ETICA OU ACADEMICA)? FUNDAMENTE SUA RESPOSTA COM PASSAGENS DO FILME.


            Sim. Afinal de contas nem todos são iguais como exemplo do filme, cito o aluno Martin, que mesmo tendo sido logrado pelo professor, seguiu com sua ética e moral intacta, quando revelou a ele o que tinha feito, ele foi educado e se mostrou maduro e disse que mesmo assim o profesor tinha o ajudado muito, tanto que confiou a educação de seu próprio a este professor, matriculando-o na escola onde Hundert lecionava.


2.8 O PROFESSOR WILLIAN HUNDERT É CAPAZ DE USAR UMA AULA INTEIRA DEDICANDO-SE A EXPLICAR PENSAMENTOS E CAMPANHAS MILITARES PARA OS JOVENS ESTUDANTES. PORQUE?


            O professor Willian Hundert valorizava muito o respeito e disciplina que seus tinham para com ele em sala de aula, e essa postura ele adquiriu através de sua autonomia em sala;o professor era capaz de falar sobre campanhas e pensamentos militares porque prezava e compreendia as táticas militares para obter essa disciplina tão exigida.


2.9 O QUE, EM SUA OPINIAO, PODERIA SER FEITO NAS INSTITUIÇOES DE ENSINO PARA DESPERTARO INTERESSE E O PRAZER DOS ALUNOS EM RELAÇAO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM?


            A iniciativa do concurso na escola que se passa no filme é muito boa, ela instiga no aluno o espírito competitivo, motivando-os a estudar para obter o resultado que se espera no mesmo, esse processo de aprendizagem, abordada no filme demonstra a satisfação que o aluno encontra ao perceber que seu conhecimento promove satisfação pessoal.As aulas deveriam de uma maneira geral, buscar englobar as matérias do cotidiano, trazendo alguma compensaçao significativa para o seu desenvolvimento pessoal.


2.10 COMENTE A FRASE:” SERIA ESTIMULANTE PARA PROFESSORES E ALUNOS SABER QUE SEU CONVIVIO FOI FUNDAMENTAL PARA O FUTURO DE AMBOS...”(MACHADO,2005).


            O autor quer dizer que não existe um sem o outro, e que no processo em que ambos exercem seus papeis na sociedade, midificam e modifian-se em sua existência, existe nessa relação a experiência de troca de conhecimento e de atitudes.O aluno pode aprender ou reprender algo em seu comportamento que julgue coerente ou não no professor e vice-versa. O estimulo que pode existir nesse processo é o de que o aluno, não é apenas um alunos em sala mas também um professor de seu professor; a partir do momento que ambos compreendem isso, o convívio e visão de mundo pode ser modificado.

2.11 COM BASE NOS CONCEITOS EXTRAIDOS DO FILME, O QUE REALMENTE SIGNIFICA ENTRAR EM UMA SALA PARA “DAR” AULAS?


            O termo “dar” aulas é compreendido como distribuir com espontaneidade e alegria todo o conhecimento adquirido, passar a diante todo o saber que existe dentro de você. Durante o filme o professor faz um comentário ao aluno, recriminando uma atitude incorreta. ”A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada, e a embriaguez passa, porem a estupidez dura para sempre” (O clube do imperador. 2002). Poderíamos completar a frase dizendo que assim como a estupidez, o conhecimento também é eterno, e é o único bem que não podem roubar da gente, e o professor na essência de sua paixão pelo magistério se sente realizado ao transmitir esse saber ao aluno.


3 CONSIDERAÇÕES FINAIS


            A busca do conhecimento pode ser prazerosa quando entendemos o seu real significado, porem nem todos os seres estão preparados para receber esse conhecimento. O professor no exercício de sua função, utilizando dos métodos e criatividade que tem, busca instigar o interesse do aluno por esse conhecimento mas pode se deparar com almas realmente corruptas que pouco valor dão as conquistas realizadas como mérito próprio.
Como no filme, existem muito alunos corruptos, e essa corrupção, é a si próprio, pois todo o saber que você pode adquirir é seu e será usado por ninguém mais que você mesmo. Quando alguém toma uma atitude corrupta como a que o aluno Sedgewick Bell toma no filme, esta pessoa mente para seu próprio eu e prova para si mesma que não é capaz de realizar nenhum feito de maneira justa conquistando por si a realização pessoal.


REFERÊNCIAS


O CLUBE do imperador.Direção de Michael Hoffman.EUA:Mark Abraham:Universal Pictures,2002.(1hr.45min.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário