"tu és eternamente responsavel por aquilo que cativas" O PEQUENO PRINCIPE

terça-feira, 24 de maio de 2011

A Redaçao Cientifica

 INTRODUÇAO
                     
Neste trabalho poderemos perceber os principais erros comuns cometidos durante uma redação, por vícios de linguagem que acabam se espelhando na escrita do mesmo.
Vamos obter algumas dicas de como não pecar em redações e dos principais passos que devem ser seguidos após a escrita da mesma.

REDAÇAO CIENTIFICA


“O verdadeiro comunicador é o receptor” (Peter Drucker; in www.hottopos.com.br)
Quando vamos escrever é preciso que tenhamos em mente duas perguntas básicas.
*Quem vai ler o texto?
*Em que condições?
Imaginem um medico passando informações a uma família leiga sobre um determinado tipo de doença, a linguagem desse medico normalmente seria técnica e o receptor dessa mensagem faz a si mesmo a pergunta: - o que isso quer dizer?
É preciso que a informação passada seja clara, utilizando uma linguagem coloquial para melhor entendimento dessa família. Assim também é quando se esta escrevendo.
Um universitário precisa ler muito se o texto for técnico provavelmente o rendimento será muito menor, se o mesmo texto for adaptado por um romancista, por exemplo, facilitara a leitura e compreensão do mesmo e este é o objetivo.
Se você comunica-se  bem com uma pessoa através da fala, consegue distinguir a linguagem que cada público pode decodificar, então devera fará o mesmo escrevendo, se você não consegue fazer isso é porque não esta trabalhando com suas ideias direito. Quando você fala, desvia seu foco para todos os tipos de impressão, sem perceber. Mas quando escreve, obriga-se a ir direto ao ponto do que realmente interessa para não tornar a leitura cansativa e desinteressante.
A seguir serão apresentadas algumas sugestões praticas. Evidentemente, são de caráter típico-indicativo e admitem exceções, mas poderão auxiliar na hora de escrever ou revisar um texto acadêmico.
ü  Organizar um roteiro na ordem em qual serão apresentadas. Só escreve com clareza que tem ideias claras na mente.
ü  Trabalhe com um dicionário e uma gramática ao seu lado, para eventuais consultas.
ü  Escrever em ordem direta, sujeito+verbo+complemento.
ü  Escrever frases curtas e simples.
ü  Evite orações intercaladas, parêntesis e travessões.
ü  Evite partículas de subordinação, como: que, embora onde, quando. Essas palavras costumam alongar as frases de forma confusa e cansativa. Use uma por frase, no Maximo.
ü  Use apenas os adjetivos e advérbios extremamente necessários.
ü  Evite ecos (“avaliação na produção”)  e cacófatos (“uma por cada”...uma porcada...)
ü  Prefira frases afirmativas.


ü  Evite regionalismos, jargões, modismos, abreviaturas sem a devida explicação, palavras e frases longas.
ü  Um parágrafo é uma unidade de pensamento. Sua primeira frase deve ser curta, enfática e, preferencialmente, conter a informação principal.as demais devem corroborar o conteúdo apresentado na primeira. A ultima frase deve seguir de ligação com o parágrafo seguinte. Pode conter a idéia principal se esta for uma conclusão das informações apresentadas nos períodos anteriores.
ü  Os parágrafos devem interligar-se de forma lógica.
ü  Um parágrafo só fica bom depois de cinco leituras e correções;
Na primeira, cheque se esta tudo em forma direta e modifique se necessário.
Na segunda, procure repetições, ecos cacófagos, orações intercaladas e partículas de subordinação; elimine-os.
Na terceira, corte todas as palavras desnecessárias; elimine todos os adjetivos e advérbios que puder.
Na quarta, procure erros de grafia, digitação e erros gramaticais, tais como de regência e concordância.
Na quinta, cheque se as informações estão corretas e se estão escritas realmente o que pretendia escrever. Veja se você não esta adivinhando, pelo contexto, o sentido de uma frase mal redigida.
               Após a correção de cada parágrafo, em separado, leia todo o texto três vezes verificando se o texto esta organizado segundo o plano lógico de apresentação de conteúdo. Veja se a divisão em itens e subitens esta bem estruturada; se os itens-titulos (títulos de cada tópico) são concisos se refletem o conteúdo das informações que o seguem. Se for necessário, faça nova divisão do texto ou troque parágrafos entre os itens. Analise se a mensagem principal que você
desejava transmitir esta de forma clara a ser entendida pelo leitor. Observe se os parágrafos se interligam entre si, se não há repetições das mesmas informações em ponto diferentes do texto, em períodos escritos de forma diversa, mas com significados semelhantes. Elimine todos os parágrafos que contenham informações irrelevantes ou fora do assunto do texto. Cheque todas as informações, sobretudo
valores numéricos, datas equações, símbolos, citações de tabelas e figuras, e por fim referencias bibliográficas.
            Lembre-se que textos longos e complexos, com frases retóricas e palavras incomuns não demonstram erudição. Ao contrario, indicam que o autor precisa melhorar seu modo de escrever.
Uma experiência que todos podemos fazer, é a de escrever um texto sobre algo, deixando fluir toda a nossa imaginação e capacidade, e depois de algumas semanas, Lê-lo novamente. É surpreendente como nos mesmos não entendemos todo o texto, e nos questionamos sobre algumas frases ou ate mesmo parágrafos inteiros. (RUIZ,Rogério 2010;inwww.hottopos.com.br)
           Por fim, relate os fatos do mais antigo para o mais recente, isso garante a atenção de quem lê, e facilita a compreensão do texto. O ideal para quem escreve um trabalho cientifico, é que momentos antes de terminar a ultima frase, o leitor possa imaginar a solução do problema ou a conclusão.


CONSIDERAÇOES FINAIS

Para se obter um relatório claro e conciso  é necessário estar atento a uma serie de manias de linguagem que utilizamos no cotidiano que acabam por poluir um texto que na integra poderia ser relativamente bom.
É indispensável  se apropriar de conhecimentos prévios com relação a concordância e utilização de subordinações, gírias, orações intercaladas, cacófatos, entre outras.


REFERENCIAS

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