"tu és eternamente responsavel por aquilo que cativas" O PEQUENO PRINCIPE

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

   A avaliação é um aspecto abrangente do processo de ensino-aprendizagem, pois tem um carater diagnostico, ao considerar o desenvolvimento das capacidades dos alunos com relação a aprendizagem de conceitos, de procedimentos e de atitudes.
   A avaliação deve acontecer ao longo de todo processo e nao se restringir a verificação da aquisição de conceitos pelos alunos mediante questionários pontuais, nas quais se exigem somente definições de significados.
   Existem varias formas nas quais o professor tem condições de avaliar seus alunos, ele pode, por exemplo, valer-se de:

*observação do desenvolvimento da criança, utilizando alguns instrumentos de registro, como tabelas, lista de controle, diario de classe, relatorios...
*questões orais e de escrita.
*aconpanhamento de pesquisas orientadas ou tarefas de casa.
*desenhos ou trabalhos criativos
*experimentações
*perguntas feitas pelos alunos
*interpretações de determinadas situações que possibilitem que o aluno realize comparações.
e estabeleça relações por meio de histórias, figuras, textos...


   A avaliação não deve ter um fim em si mesma, ou seja, ser a sentença final para a classificação do aluno, nem muito menos um detector de suas falhas. Ela deve serultilizada pelo professor como um instrumento que lhe permitra identificar as conquistas e e dificuldades dos alunos. com base na avaliação, o professor pode questionar e reorientar sua pratica pedagogica,´para que os alunos avancem na aquisiçao e ampliaçao do conhecimento. O importante na avaliação é privilegiar a qualidade do pensamento e não a quantidade de conteudo.
   Em outras palavras, a pratica da avaliação com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem cotidiana auxilia o professor na medida em que, ao intervir, tendo reorientado sua pratica, os alunos avancem na direçao esperada.
   A auto avaliação tambem merece ser considerada instrumento de aprendizagem.Nesse caso, o proprio aluno, com a orientação do professor, avalia seu crescimentoe desempenho.
   A auto avaliação pode ser efetuada, depois das atividades ou no final de cada aula, coma autilização de uma escala de conceitos. Por exemplo:


BOM


REGULAR
Outra alternativa é propor aos alunos que respondam a algumas questoes, como:

* "realizei as tarefas?"
* "como foi a minha participação?"
* "em que tarefa senti mais dificuldades?"
* "colaborei com os meus colegas?"
* o que posso fazer para melhorar?"

   É muito importante que o professor dê atenção ao processo de auto avaliação, tendo como objetivo ajudar o aluno a desenvolver o senso critico e perceber-se no processo de ensino aprendizagem. È imprescindivel manter um dialogo franco, no qual a não assimilação de determinado conteúdo por um ou mais alunos seja vista pela classe como um recurso para a busca de soluções em conjunto.
   Destacamos que o envolvimento e o compromisso dos alunos têm um valor inestimavel e desenvolve, atitudes de cooperação e solidariedade; entretanto, o professor é quem avalia a viabilidade das propostas feitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário