"tu és eternamente responsavel por aquilo que cativas" O PEQUENO PRINCIPE

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Conto Folclórico Oriental

A SEMENTE DA VERDADE

   O imperador presisava achar um sucessor.Sem filhos, nem parentes próximos, ele decidiu chamar todas as crianças do reino.
   Thai foi uma delas.Ele era um otimo menino.dedicava-se ao jardim de sua casa, e cada planta tocada por ele crescia viçosa e forte.
   No dia marcado, dirigiu-se até o palácio, onde havia milhares de pequenos súditos.O imperador disse:
- Crianças, preciso escolher o meu sucessor entre vocês.Vou lhes dar uma tarefa. Aqui estão algumas sementes;quero que vocês as cultivem.O trono será daquele que me trouxer, daqui a um ano, a planta mais bonita.
   Thai era um excelente jardineiro e, com certeza, faria muito bem o que o imperador pedira.Porém, por mais que se esforçasse, a semente não brotava.O menino fez tudo o que podia, mas seus esforços nao adiantaram.
   Até o dia de apresentar a planta ao imperador a semente de Thai não havia brotado e o menino estava tão preocupado que nao queria enfrentar as outras crianças; porém seu avô disse: - Voce é honesto.Vá até o imperador e diga a verdade.Sua dedicação foi máxima, mas a semente não brotou.Não se envergonhe, querido, apenas explique o que você fez, pois devemos sempre agir com honestidae, buscando a felicidade, sem que a nossa alegria faça alguém infeliz.
   Thai obedeceu ao seu avô e foi ao palácio. Entretanto, ao chegar lá, ficou asustado, pois era a única criança que não levava consigo uma belíssima planta.
   O imperador chamava as crianças e examinava os vasos.Não sorria e nem esboçava contentamento.
   Thai estava muito nervoso, pois, se o imperador não havia até então aprovado aquelas plantas maravilhosas, o que não diria de seu vaso sem nada?

   Thai foi ficando para trás e , quando se deu conta, era o último da fila.Mas sua vez chegou, e ele não poderia mais adiar o encontro com o imperador.
- Vejamos, meu jovem, o que tem ai pra mim.Thai nao pôde mais evitar as lágrimas.Com a cabeça baixa, mostrou o vaso ao imperador e disse:
- Senhor, sou um jardineiro e uma de minhas virtudes é a perseverança, mas, por mais que eu tenha me esforçado, a semente não brotou.Meu avô ajudou a pensar sobre o que fazer e optei por dizer a verade, contar o meu esforço e pedir-lhe perdão.
- Não se envergonhe, criança, você fez o certo.
A sua grande virtude foi dizer a verdade, pois eu havia queimado todas as semente e nenhuma poderia germinar.Portanto, você foi o único que, de fato, plantou a semente da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário