"tu és eternamente responsavel por aquilo que cativas" O PEQUENO PRINCIPE

sábado, 27 de agosto de 2011

RODAS DE CONVERSAS

   As turmas de educação infantil, com frequência, são separadas nas escolas por classes etárias, então temos:

BERÇÁRIO
MATERNAL
JARDIM I
JARDIM II

   Podemos observar que num geral, as professoras de educação infantil, têm como objetivo estimular e  socializar a criança, promovendo interação social e desenvolvimento motor e cognitivo.
   Analisando e assistindo os planejamentos e as práticas das educadoras em sala de aula, podemos observar que, nas atividades pedagógicas realizadas com as crianças, as educadoras das turmas de berçário e maternal, têm em seu trabalho, principalmente a tarefa de estimular a coordenação motora ampla da criança, enquanto as professoras do jardim I e jardim II, trabalham a coordenação motora fina e o cognitivo da criança. Obviamente, pesando a bagagem de informações, a capacidade motora e intelectual, na subjetividade de cada criança.
  

    Trabalhando com essas perspectivas, podemos agora compreender a importância de uma roda de conversa, pois é exatamente nesse momento de interação e debate que a criança desenvolve o principal objetivo das escolas: formar cidadãos críticos.
    A roda de conversa com crianças deve ser realizada de maneira lúdica, com um vocabulário simples e direto - para não ser cansativa e desestimular o aluno a interagir- numa roda de conversa podemos abordar os mais diferentes assuntos, sejam históricos, científicos ou de conduta. E nessa conversa "casual", mas totalmente educativa que promovemos a oportunidade da criança se expressar enquanto ser social.
   Para ser receptivo ao que a criança pode contribuir em um debate realizado em sala, o educador deve estar livre de preconceitos e consciente da subjetividade da criança frente as suas realidades socioeconômicas e culturais. Portanto, existe uma necessidade de pesquisa, avaliação e reavaliação do conteúdo explorado pelo educador, visando ser um profissional da educação livre de preconceitos, ético e coerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário